Como diria Edmir...
“Conserva-me entre atônito e calado
o não saber quem sou, o que é que tenho.” (Edmir Domingues - Universo Fechado, pág. 366 - Soneto VI da Coroa de Sonetos “Com o estranho pulsar da estrela morta”.) ----- Se paro e penso, não sei definir o que atormenta a mente, o que me faz seguir adiante e não voltar atrás, o que faz levantar e prosseguir, se não encontro a meta aonde ir, se não recordo mais de onde venho. O que me faz viver com tanto empenho é meu futuro, e não o meu passado. Conserva-me entre atônito e calado o não saber quem sou, o que é que tenho. Não sei se tenho a arte ou só o engenho, ou se nenhum dos dois me contemplou, não sei. A lida é dura, é alto o vôo, e eu não posso parar, franzir o cenho e me inquirir pra ver de onde venho; ainda assim, me vejo desolado: conserva-me entre atônito e calado o não saber quem sou, o que é que tenho, o que me faz levar pesado lenho e não saber por quê. É triste o fado. E, se este fado é triste, por seu lado, o ser inquiridor que me domina anima o meu viver e mostra a mim, na minha lucidez, o meu passado; conserva-me entre atônito e calado o não saber quem sou, o que é que tenho, eu sei agora. Com tamanho empenho, eu descobri um pouco de mim mesmo e não me permiti zanzar a esmo; agora eu sei o mato em que me embrenho. Ainda vou saber de onde venho, ainda vou voltar ao meu passado. Conserva-me entre atônito e calado o não saber quem sou, o que é que tenho. O meu passado é turvo mas não tem o breu da escuridão desconhecida; a luz que vejo é fraca, mas a vida há de me dar o rumo ao meu futuro; encontrarei, por fim, o que procuro, encontrarei a paz já esquecida. Conserva-me entre atônito e calado o não saber quem sou, o que é que tenho, o que serei, porém o meu empenho é bem maior que todo o meu passado oculto em névoa. Quero tomar já do meu licor da vida que inventei; deixei de ser vassalo; eu sou um rei, eu viverei a vida com amor. Esqueço o meu passado, esqueço a dor, esqueço o que é que sou e que não sei.
Paulo Camelo
Enviado por Paulo Camelo em 03/07/2005
|